NATAL ILUMINADO: Prefeitura de Caxias abre oficialmente o maior Natal do Norte e Nordeste


Prefeito Gentil e demais autoridades no lançamento de mais uma edição do Natal Iluminado e Caxias

A Prefeitura de Caxias (MA) abriu oficialmente uma das maiores festas natalinas do Norte e Nordeste, o Natal Iluminado, que é o maior do Maranhão. As luzes que embelezam a cidade vão ficar acesas até 6 de janeiro de 2022.

A abertura ocorreu após a inauguração do Presépio do Morro do Alecrim, mais uma grande atração para os turistas caxienses. O espetáculo Magia do Natal, com o título de “Para sempre Guardião”, encantou a plateia que se envolveu durante a apresentação que fez reviver o sentido do Natal, com o nascimento de Cristo e a lembrança de sentimentos de amor, fraternidade, paz e compaixão.

Prefeito Fábio Gentil com os filhos e a mãe em um dos cenários encantadores no Natal Iluminado de Caxias

O Natal Iluminado de Caxias está em sua 5ª edição e já virou referência no Maranhão para outras cidades pela grandiosidade, mas também porque gera emprego e renda, e movimenta a economia local, com incremento da hotelaria, gastronomia, eventos, dentre outras possibilidades.

Diversos pontos da cidade receberam iluminação especial: Mirante, Memorial da Balaiada, Praça Duque de Caxias, Praça da Bíblia, Praça Gonçalves Dias, Praça da Matriz, Praça Dom Luís Marelim, Praça Nossa Senhora de Nazaré, prédios públicos e igrejas históricas, Avenida Senador Alexandre Costa, Parque Balneário Veneza, BR-316, dentre outros espaços.

Decoração é um dos diferenciais que mais fazem da festa uma das maiores das regiões Norte e Nordeste do Brasil

“Nós fizemos questão de convidar os secretários de Cultura parceiros do Maranhão, porque o Natal Iluminado é fonte de inspiração para as prefeituras de todo o Estado. O Natal segue até 6 de janeiro e convidamos a todos a estarem conosco no Centro de Cultura. Quero convidar a todos para o desfile de Natal na próxima quinta-feira, além do show do lago encantado na ilha da Veneza nos dois domingos 8 e 19 de dezembro. O outro desfile de Natal que será na Avenida Alexandre Costa no dia 22 de dezembro; cantata natalina nos janelões do antigo Fórum, são orquestras e corais que vão estar em Caxias reacendendo corações do povo caxiense”, destacou Léo Barata, secretário municipal de Cultura, Esporte, Turismo, Juventude e Patrimônio Histórico.

“Nós aprovamos uma lei reconhecendo o Natal Iluminado como bem imaterial. O evento não vai deixar de existir por conta dos vereadores que aprovaram uma lei reconhecendo o Natal como bem imaterial de Caxias”, disse Teódulo Aragão, presidente da Câmara Municipal.

O prefeito Fábio Gentil e o vice, Paulo Marinho Jr., no lançamento da programação natalina de Caxias

Além do Espetáculo Magia do Natal, também se apresentaram na primeira noite do Natal Iluminado de Caxias (MA): Balé Clássico Quebra Nozes, Espetáculo teatral Auto de Natal em Cordel – Eava Fenix e show com a banda musical Pai e Filha.

“Tivemos a oportunidade de apresentar um projeto cristão, eu canto uma parte e ela canta outra. A gente fica orgulhoso de ver que a nossa cidade se tornou uma referência para outras cidades do Maranhão”, frisa Chico Beleza, cantor.

Público expressivo prestigiou a primeira noite da programação do Natal Iluminado de Caxias

“Eu jamais imaginei que ganharia essa proporção, é um trabalho de incentivo, de apoiar artistas. Atrás desse palco tem profissionais incríveis que entregam um trabalho de qualidade”, destaca Adriely Bezerra, atriz.

“Quero agradecer a todos vocês pela presença. Agradecer ao nosso secretário de cultura, ao Prefeito Fábio Gentil e aos nossos atores caxienses. Estamos fazendo um espetáculo com muita qualidade e realizado por caxienses”, disse Maciel Mourão, diretor teatral e secretário adjunto de Cultura.

O prefeito Fábio Gentil com a secretária municipal de Governo de Caxias, Amanda Gentil, e a deputada estadual Daniella Tema

Um grande público compareceu para prestigiar a abertura do Natal Iluminado de Caxias (MA), que mostra beleza por todos os cantos da cidade.

“Eu moro há dois anos em Caxias e participo do Natal Iluminado, e quero que tenha todo ano. É incrível, uma experiência maravilhosa que eu estou tendo”, disse a estudante Williane Vitória, espectadora.

“Esse evento ilumina a cidade de uma forma espetacular. Nunca imaginávamos que teríamos isso em nossa cidade”, destacou Cláudia Almeida, espectadora.

Foram instaladas 16 árvores de Natal, mais de 500 unidades de árvores naturais com piscas luminosos, 80 arcos metálicos luminosos, 7 portais metálicos luminosos, e mais de 54 mil micro lâmpadas. Quem veio de outros municípios, ficou encantado com a grandiosidade do Natal Iluminado de Caxias. O prefeito Fábio Gentil e o vice-prefeito, Paulinho recepcionaram os caxienses, visitantes e mais de 20 secretários de cultura do Maranhão, vereadores, secretários e a deputada estadual, Daniela Tema, representando a Assembleia Legislativa do Maranhão.

Casal de bailarinos em uma das muitas performances da programação do Natal Iluminado de Caxias

“Eu acho que o nome Natal Iluminado é pouco, acho que deveria ser Natal Encantado. Eu estou encantada com o que vejo, é lindo, é referência, é um sonho de toda cidade ter um Natal desses. Estou emocionada e muito feliz por fazer parte desse espetáculo”, afirma Betânia Torres, secretária municipal de Cultura de Presidente Dutra.

“Eu vim de Barra do Corda conhecer e quem sabe até copiar grande parte desse espetáculo que faz parte do Natal Iluminado. Quero parabenizar o prefeito Fábio Gentil”, frisa Marcos Unilar, vice-prefeito de Barra do Corda.

“O meu aniversário acontece em dezembro e esse é o melhor presente que eu poderia receber junto com minha cidade. A minha cidade linda, iluminada, renovada. O prefeito Fábio Gentil está fazendo um trabalho maravilhoso. É um presente não apenas para mim, mas para todos os caxienses”, afirma Amanda Gentil, secretária municipal de Governo.

Ornamentação é uma dos atrativos do Natal Iluminado de Caxias, contemplado por turistas de diferentes regiões do Maranhão e do Brasil

“É muito maior do que eu imaginei. Eu estou saindo de Caxias, mais que entusiasmada, estou saindo emocionada com esse lindo ato de fé. Vou saindo daqui falando ainda mais sobre Caxias por todos os cantos do Maranhão”, reforça Daniela Tema, Deputada Estadual.

“Quando nós criamos o Natal Iluminado nós colocamos o amor que nós temos no coração, por meio de uma peça teatral, do acendimento das luzes, isso é compromisso com a população e tenho certeza que Caxias exporta esse amor. Nosso povo é hospitaleiro, e o nosso Natal hoje é o melhor do Nordeste. Depois dessa pandemia, dessas dores, conseguimos vacinar o nosso povo. Eu aproveito para convidar o povo do Maranhão, a população brasileira a conhecer a cidade de Caxias”, destaca Fábio Gentil, prefeito de Caxias (MA).

Fonte: Daniel Matos (O Estado).

Postar um comentário

1 Comentários