SAÚDE – Prefeitura ultrapassa 70% da população de Caxias (MA) vacinada contra a Covid-19



Caxias está entre os 13 municípios do Maranhão, dentre os 217 do estado, que alcançaram mais de 70% da população com o esquema vacinal completo contra a Covid-19. O município já aplicou 220.807 doses dos imunizantes, das 267.071 doses recebidas.

A Prefeitura de Caxias, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou a vacinação em janeiro e avançou rapidamente na imunização da população, sendo uma das primeiras cidades do estado do Maranhão a ampliar a faixa etária de vacinação para 12 anos, idade mínima permitida pelo Ministério da Saúde.

“Diante dos resultados recém divulgados em que ocupamos posição de destaque quanto a cobertura vacinal acima de 70%, divido aqui nossa felicidade com uma equipe de gigantes que compõem a saúde de Caxias, com as universidades que nos apoiaram (UEMA e UNIFACEMA), a comunicação local e estadual, Conselho Municipal de Saúde; e é claro, ao apoio da Gestão Municipal, que acreditou e apoiou todas as ações planejadas pelo Comitê Municipal de Enfrentamento à Covid-19 e Secretaria de Saúde”, destaca Mônica Gomes, secretária municipal de Saúde de Caxias (MA).

Além disso, a gestão municipal realizou diversos mutirões de vacinação em Unidades Básicas de Saúde, vacinação itinerante na zona rural, arraiais de vacinação, entre outros esforços para ampliar o número de imunizados contra a Covid-19 em Caxias.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Verônica Aragão, destacou que o número expressivo de vacinados no município é resultado de um trabalho feito com dedicação. “Tudo isso é fruto de um trabalho feito com planejamento e dedicação. Damos muita importância a cada dose de vacina recebida e por isso vamos em busca de quem precisa vacinar, pois acreditamos que a vacina é a saída para darmos um fim nessa pandemia. A vacina salva vidas e vemos a prova disso com a taxa de ocupação de leitos e de óbitos caindo a cada vez que o índice de pessoas vacinadas aumenta”, ressalta.

“É muito gratificante ver que Caxias está com mais de 70 % de sua população vacinada com a segunda dose. É uma alegria verificar que entre os municípios com mais de 100 mil habitantes, sem incluir a capital, Caxias é o município que mais vacinou no Estado”, acrescentou Verônica Aragão, coordenadora da Vigilância Epidemiológica.

“Para nós é motivo de alegria compor este ranking, mas nosso maior orgulho é saber que enfrentamos a pandemia com sabedoria e responsabilidade, e que conseguimos minimizar os efeitos desta, em nossa amada Caxias. Diante do atual cenário, já recomendo que permaneçam usando máscaras, é uma das principais armas que dispomos. Com o esquema vacinal da Covid -19 e usando máscara, conseguiremos impedir novos casos, novas variantes e disseminação destas, e formas menos agressivas da doença, se contaminados”, reforça Mônica Gomes, secretária municipal de Saúde de Caxias (MA)

Fonte: Ascom Cx.

Postar um comentário

0 Comentários