Governo do Maranhão entrega 44 ambulâncias a municípios do estado

Governo do Maranhão entrega 44 ambulâncias a municípios do estado (Foto: Gilson Teixeira). 


O Governo do Maranhão entregou 44 ambulâncias novas e totalmente equipadas a municípios do estado. A solenidade de entrega aconteceu nesta segunda-feira (22), no Palácio Henrique de La Rocque, em São Luís. A medida tem como objetivo fortalecer a gestão e ampliar a assistência em saúde nos municípios, garantindo o transporte adequado e seguro de pacientes entre serviços de referência ou entre municípios.


As ambulâncias foram adquiridas com recursos do Tesouro Estadual e entregues aos municípios de acordo com as indicações feitas pelos deputados estaduais, fortalecendo, assim, a harmonia e o trabalho em parceria do Governo do Maranhão com a Assembleia Legislativa.

“Hoje, nós fazemos aqui um ato muito importante que é a entrega destas 44 ambulâncias que vão salvar muitas vidas, facilitando o transporte entre as unidades de saúde dos municípios, que fazem a atenção básica, e as do Governo do Estado, que fazem os atendimentos de média e alta complexidade. Respeitando a independência entre os poderes e fortalecendo o nosso trabalho em parceria, estamos entregando as ambulâncias para aqueles municípios que foram indicados pelos deputados, que estão lá na ponta e sabem quem está precisando mais neste momento”, destacou o governador Carlos Brandão.

A presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Maranhão, deputada Iracema Vale (PSB), ressaltou a importância que as novas ambulâncias farão para os serviços de saúde nos municípios. “Uma ambulância não é um simples transporte. Ela representa a diferença entre chegar a uma unidade de saúde e receber o atendimento a tempo de salvar uma vida ou não. Como ex-prefeita sei da grande diferença que estas ambulâncias vão fazer para os municípios. Vi ser, com certeza, um grande diferencial na qualidade do atendimento”, afirmou.

Durante a solenidade o governador Carlos Brandão informou, ainda, que já está em processo de aquisição uma nova leva de mais 50 ambulâncias para beneficiar municípios que não foram contemplados na ação desta segunda-feira (22). “Sabemos das necessidades dos demais municípios, por isso, já encomendamos esta nova leva. Desta forma, nós fortalecemos a política municipalista do nosso governo de dar todo o apoio às prefeituras”, disse.

Além destas 44 ambulâncias, o Governo do Maranhão já entregou outras 7 neste ano, somando 51 ambulâncias distribuídas a municípios maranhenses em apenas quatro meses. Com mais 50 previstas, serão 101 novas ambulâncias para facilitar o transporte entre hospitais nas cidades do estado em 2023.

No ano de 2022, outras 15 ambulâncias foram entregues pelo governador, totalizando 116 ambulâncias e R$ 33 milhões investidos pela gestão Carlos Brandão até o momento nesses equipamentos que reforçam a qualidade do atendimento de saúde nos municípios.



Ambulâncias equipadas





As ambulâncias entregues hoje são do tipo unidade básica, porém com suporte para sistema avançado de Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). Também podem ser equipadas, ainda, como Unidade de Suporte Avançado (USA). Os veículos dispõem de pranchas, maca, umidificador, cadeira de rodas, cilindro de oxigênio e bala de transporte para oxigênio e inversora de 1000w.

As ambulâncias têm custo de R$ 263.060,00 cada. Os municípios, bem como as unidades de saúde que receberam os veículos, serão responsáveis por manter os veículos.

O secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes, disse que as novas ambulâncias vão qualificar a assistência em saúde no Maranhão. “Hoje, entregamos estas novas ambulâncias aos municípios por meio de um Termo de Cooperação Federativa entre o governo e as prefeituras. Com isso, vamos conseguir oferecer uma saúde com ainda mais qualidade à população do Maranhão, principalmente lá na ponta, nos municípios, onde é feita a atenção básica”, comentou.

Municípios beneficiados

Da Região Metropolitana de São Luís, o município de Paço do Lumiar recebeu duas ambulâncias. “Essas ambulâncias vão fazer uma grande diferença no transporte dos pacientes para as unidades de urgência e emergência. Agradecemos ao Governo do Estado em nome de toda a população de Paço do Lumiar que só tem a ganhar com essa parceria”, disse a prefeita Paula Azevedo.

O prefeito de Satubinha, Santos Franklin, informou que com o veículo entregue hoje a rede municipal passa a ter três ambulâncias. “Nossas ambulâncias estão sucateadas, por isso, ações como a de hoje são muito importantes, pois são as que chegam lá na ponta e beneficiam diretamente a população. Somos um município muito carente e que precisa muito de todo apoio e deste trabalho parceiro”, comentou.

O prefeito de Loreto, Germano Coelho, destacou que a nova ambulância vai facilitar o transporte dos pacientes para as cidades-polo que são referência no atendimento de média e alta complexidade. “Nosso município fica a praticamente 700 quilômetros de São Luís e 500 quilômetros de Imperatriz, que são referências em média e alta complexidade. Então, essa ambulância vai fazer toda a diferença, pois vai garantir o transporte de qualidade dos nossos pacientes”, declarou.

A solenidade de entrega das ambulâncias contou com a presença dos deputados estaduais e outras autoridades estaduais e municipais. No dispositivo de honra, ao lado do governador Carlos Brandão; da presidente da Assembleia Legislativa, Iracema Vale; e do secretário de Estado da Saúde, Tiago Fernandes; também estavam a senadora Eliziane Gama; o deputado federal Márcio Jerry, coordenador da Bancada Maranhense no Congresso Nacional; e o prefeito de Caxias, Fabio Gentil.

Também estiveram presentes na solenidade os deputados federais Duarte Júnior e Marreca Filho.

MUNICÍPIO BENEFICIADOS:
Amarante
Apicum-Açu
Araioses
Arari 
Barra do Corda
Bequimão
Bom Lugar
Buriti
Buriticupu
Cajari
Caxias
Centro Novo do Maranhão
Chapadinha
Feira Nova do Maranhão
Governador Edson Lobão
Governador Newton Belo
Grajaú
Icatu
Imperatriz
Jatobá
Lago Verde
Loreto 
Matinha
Matões
Mirador 
Miranda do Norte
Paço do Lumiar
Paço do Lumiar 
Poção de Pedras
Riachão 
Santa Inês
Santa Luzia
Santa Luzia do Paruá 
São Benedito do Rio Preto
São Luís 
São Roberto
Satubinha 
Sucupira do Norte
Urbano Santos 
Viana

UNIDADES DE SAÚDE ESTADUAIS BENEFICIADAS:
Hospital Regional de Barra do Corda
Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Codó

UNIDADE DE SAÚDE MUNICIPAL BENEFICIADA:
Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Imperatriz

Secom.

Postar um comentário

0 Comentários