Governo do Maranhão e Petrobras debatem potencialidades do Porto do Itaqui para movimentação de petróleo e derivados

Governador Carlos Brandão e o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, realizaram visita técnica ao Porto do Itaqui (Foto: Rodrigo Ribeiro). 


O Governo do Maranhão e a Petrobras debateram as potencialidades do Porto do Itaqui, em São Luís, para a movimentação de petróleo e derivados na região. A reunião aconteceu na quinta-feira (14), no terminal portuário, onde o governador Carlos Brandão pode apresentar toda a estrutura do Itaqui ao presidente da Petrobras, Jean Paul Prates.

Durante a visita técnica de Jean Paul Prates e equipe da Petrobras ao Porto do Itaqui, o governador Carlos Brandão esteve acompanhado do presidente da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), Gilberto Lins, e do presidente da Companhia Maranhense de Gás (Gasmar), Allan Kardec.





O governador Carlos Brandão ressaltou que a Petrobras é uma das principais parcerias comerciais do Porto do Itaqui, por isso, a importância de estreitar a parceria.

“Aproveitamos a visita do presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, pelo Maranhão para apresentar as potencialidades do Porto do Itaqui. Amanhã estaremos juntos na reunião do Consórcio Amazônia Legal tratando da produção do petróleo e gás natural na margem equatorial brasileira. O Maranhão está sediando este debate já que nós temos possivelmente um pré-sal que precisa ser discutido, debatido e verificadas as potencialidades de exploração”, assinalou o governador Calos Brandão.

Já Jean Paul Prates destacou que a Petrobras é a maior pagadora de ICMS do estado, por isso, a necessidade de conversar sobre as operações que a empresa movimenta no porto bem como sua importância para economia maranhense.

“As operações realizadas pela Petrobras no Porto do Itaqui são praticamente uma refinaria virtual, porque por aqui é importada a maior parte do déficit que nós precisamos ainda completar de diesel e de outros combustíveis para o Brasil. Por isso, precisamos estar juntos discutindo toda a potencialidade da margem equatorial, não só em petróleo, gás e energia, mas também nas fontes renováveis, com sustentabilidade e responsabilidade”, afirmou Jean Paul Prates.





Gilberto Lins, presidente da Emap, aproveitou a visita ao Porto do Itaqui para reforçar a parceria existente com a Petrobrás. “A Emap e o Porto do Itaqui se colocam à disposição para os novos investimentos que a Petrobras está disposta a fazer no nosso terminal portuário. Nós já comunicamos ao presidente do nosso potencial de crescimento e com isso desenvolver cada vez mais essa região”, disse.

Atualmente, segundo a Petrobras, o Porto do Itaqui é responsável por movimentar entre 400 mil e 500 mil metros cúbicos de petróleo e derivados.

Postar um comentário

0 Comentários