Clima tenso na Câmara de Caxias: Vereador denuncia manobra para antecipar eleição da Mesa Diretora



O clima não ficou nada amigável na Câmara de Vereadores de Caxias durante a sessão da quarta-feira (14), tudo por conta da fala do vereador Vinicius Sabá (PDT) que se mostrou descontente com os comentários de bastidores no próprio Parlamento de que a eleição para a presidência da Casa Legislativa seria mais uma vez antecipada, situação à qual Sabá se mostrou completamente contrário.

O vereador foi o segundo orador da noite de um total de 11 e, coincidentemente, ao levantar o tema, Sabá, que tinha direito a 5 minutos no pequeno expediente, teve seu áudio no canal da Câmara do YouTube silenciado após 1 minuto e 17 segundos, não se sabe se foi problema técnico ou outra razão. Mesmo com o áudio no plenário ativo, o vereador continuou tecendo críticas sobre a possível tentativa de antecipação da Mesa Diretora. Da plateia, alguém informou para ele que o áudio não estava saindo na internet, mas o tempo já havia acabado.

Segue a fala de Sabá...

"Eu não poderia me furtar da fala no dia de hoje, onde têm acontecido algumas manobras atípicas. Eu acho que é legal em qualquer tipo de jogada política, nós devemos respeitar e queria externar, primeiramente, respeitar todos os vereadores aqui presentes, mas antes de respeitar cada um de vocês e espero que não levem isso pelo lado pessoal, eu tenho meu posicionamento, mereço ser respeitado e, acima de tudo, tenho um grupo político de amigos onde eu escolhi bem essa questão de amizade. Eu costumo fazer a política do bem, vereador Luiz Fernando... a política da satisfação, a política da amizade e a política, acima de tudo, do bom caratismo, não desmerecendo ninguém. Eu tenho visto desde segunda-feira, ao sair desta Casa, e a cidade toda de Caxias vem falando sobre uma possível antecipação da eleição da Mesa Diretora... (a partir daqui, áudio inaudível)"

O orador seguinte foi o líder de governo Léo Barata, que a princípio concordou com o posicionamento de Sabá, mas em suas palavras deixou claro que os vereadores novatos teriam assinado "no escuro" mudanças no regimento que poderiam modificar as etapas da eleição. Barata, na verdade, fez um discurso apaziguador. Mesmo assim, o áudio dele na transmissão online também sofreu interferência.

Com o assunto ainda planando no ar, era possível ver no presidente da Casa, vereador Ricardo Rodrigues (PT), uma feição de desconforto. Em um momento, ele atendeu uma ligação durante os trabalhos legislativos e parecia tratar sobre o mesmo assunto.

Os outros oradores que sucederam tiveram o cuidado de não tocar no assunto, focando apenas nas ações do Executivo, por menores que elas fossem. Até mesmo o único vereador inscrito no grande expediente, Mário Assunção, abdicou da fala e a sessão foi encerrada.

Independente da insatisfação de Sabá, o que a população e a oposição quer saber na verdade, quais os motivos e quem seria beneficiado, em antecipar a eleição para a Mesa Diretora da Câmara de Caxias.

Postar um comentário

0 Comentários