![]() |
Ou o secretário de Estado Fábio Gentil não tem mais liderança de seu grupo ou estaria fazendo jogo duplo rumo à 2026?. |
A política em Caxias ferve nos bastidores, e não é por falta de cautela, mas por excesso de esperteza. Uma turma de vereadores, liderada pelo presidente da Câmara, Ricardo Rodrigues, resolveu jogar nos dois times: de um lado, o vice-governador Felipe Camarão, do outro, Orleans Brandão, secretário do Governo do Maranhão e sobrinho do governador Carlos Brandão.
Mesmo sendo da base do prefeito Gentil Neto e do Secretário de Estado Fábio Gentil, ambos declaradamente aliados de Brandão, os vereadores parecem estar ignorando qualquer pedido de fidelidade. Estão cada vez mais simpáticos às pretensões de Felipe Camarão, que anda dizendo por aí que é pré-candidato ao Governo do Maranhão em 2026 a qualquer custo.
A visita de Camarão a Caxias deixou isso ainda mais evidente. Foi recebido com tapete vermelho pelos vereadores Ricardo Rodrigues, Durval Júnior, Venicius Alencar e Tiago Vilanova, além do empresário Marciel da Microdados (primo de Fábio Gentil), e ainda fez pit stop na casa de Apolônio e Irinaldo Alencar.
Enquanto isso, Orleans Brandão que vem dispontando nas pesquisas e que deve ser o nome oficial de Carlos Brandão para a sucessão estadual, parece estar incomodando alguns do grupo da "gentileza". O presidente da Câmara, Ricardo Rodrigues, por exemplo, é tão "camarãozeiro" que disse no palco do evento que "está com o vice pro que der e vier".
Fábio Gentil e Gentil Neto, por sua vez, seguem com o discurso de que estão com o governador, mas fazem vista grossa para a empolgação de sua base com o vice-governador. E o recado é claro: a lealdade, em Caxias, é uma rua de mão dupla. Ou melhor, uma avenida com várias saídas.
Com o cenário esquentando para 2026, só resta saber quem vai acabar no palanque principal e quem vai ficar perdido no meio do caminho.
Enquanto o grupo de Gentil mergulha no ostracismo vindouro e aventura "camaroneza", centenas de prefeitos e uma das maiores lideranças do estado na Assembléia Legislativa, Itacema Vale, segue firme com sua palavra e atitude ao expressar tanto no legislativo, como nos meios de comunicação e também em diversas cidades, a sua preferência por Orleans rumo à sucessão estadual.
Até mesmo o Senador Weverton que foi concorrente direto de Brandão nas últimas eleições, manifestou apoio incondicional ao jovem secretário municipalista, assim como o Deputado Federal Aluízio Mendes, que já estaria quase fechado com Braide, mas também viu em Orléans, o melhor nome para suceder o governador Carlos Brandão.
0 Comentários