O governador Carlos Brandão visitou nesta terça-feira (19), em Minas Gerais, a sede da Multi, empresa fabricante de tablets e chromebooks a serem entregues gratuitamente aos alunos e professores da rede estadual de ensino. A entrega dos equipamentos faz parte do programa Educação de Verdade, destinado a fortalecer o aprendizado nas escolas públicas maranhenses.
Apresentado no início do mês, o macroprograma Educação de Verdade conta com diversos eixos que fortalecem o sistema estadual de ensino. O eixo Conectividade prevê a distribuição de tablets para cada um dos quase 250 mil alunos da rede estadual de ensino, bem como a entrega de 30 mil chromebooks para todos os professores, com o objetivo de ampliar a inclusão digital nas escolas estaduais.
Esta é uma iniciativa inédita na rede estadual de educação do Maranhão e é resultado da remodelação do projeto para o setor de conectividade escolar, que previa repasse federal de R$ 220 milhões, nunca antes aplicado, segundo informou o governador Carlos Brandão. Durante a visita à sede da fábrica da Multi, em Extrema (MG), o governador Carlos Brandão destacou que o eixo Conectividade do programa Educação de Verdade vai colocar definitivamente a rede de educação estadual na era digital.
“Não tenho dúvidas que esta será uma revolução na educação do nosso estado e vai representar uma virada de página para o Maranhão. Esta iniciativa vai deixar alunos, professores e escolas conectadas. Os tablets que serão entregues aos estudantes terão biblioteca digital e todos os aplicativos para que eles possam estudar, aprimorar seus conhecimentos e terem melhores notas no Enem. E os professores, com seus chromebooks, também vão estar melhor equipados para elaborarem aulas ainda melhores”, reforça Brandão.
Alexandre Ostrowiecki, presidente do Conselho da Multi, ressaltou que o acesso à tecnologia é fundamental para uma formação completa no mundo atual. “Os tablets adquiridos pelo governo do Maranhão junto à nossa empresa vão garantir o futuro das crianças e adolescentes maranhenses. Cada aluno terá acesso aos melhores conteúdos educacionais do mundo e com toda a segurança, pois nossos equipamentos contam com softwares que garantem acesso apenas a conteúdos pedagógicos, abrindo mais a mente do estudante, sem distrações”.
O secretário de Estado de Administração, Guilberth Garcês, acompanhou o governador Carlos Brandão durante a visita e destacou a importância da educação aliada às novas tecnologias. “A conectividade é um pilar que veio para transformar a educação do Maranhão, abrindo as portas do mundo para o estudante, que terá acesso a aplicativos que vão garantir a melhoria da qualidade da sua leitura, interpretação de texto e a outras habilidades necessárias para o bom desempenho escolar”, afirmou.
Equipamentos
Serão entregues tablets para alunos da 1ª, 2ª e 3ª séries do ensino médio da rede estadual, para uso nas atividades pedagógicas, tanto na escola quanto em casa. Os aparelhos serão configurados para acesso apenas a atividades educacionais, sendo bloqueados jogos on-line e redes sociais. Cada tablet terá um chip com conectividade até dezembro de 2026.
Já os chromebooks, serão entregues aos professores, com o objetivo de auxiliá-los no planejamento das aulas, na elaboração de provas, atividades escolares, lançamento de notas e em cursos de capacitação e formação continuada.
Os recursos para aquisição dos equipamentos são provenientes do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (FUST). Consiste em um fundo brasileiro criado pela Lei nº 9.998/2000 que tem como objetivo financiar projetos que visam garantir o acesso a serviços de telecomunicações em áreas onde a exploração comercial não é economicamente viável, promovendo a universalização desses serviços no país.
Educação de Verdade
Macroprograma coordenado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), o Educação de Verdade também tem como eixos as ações “Refeição de Verdade, para Mentes Brilhantes”, “Transporte de Verdade”. O “Refeição de Verdade, para Mentes Brilhantes” garante alimentação balanceada durante os 200 dias letivos. Os estudantes do turno matutino recebem lanche e almoço; no turno vespertino são servidos almoço e lanche; já os alunos do turno noturno recebem o jantar. O foco da ação é a segurança alimentar dos alunos, além de contribuir para a redução da evasão escolar, fortalecimento da aprendizagem e promover hábitos alimentares mais saudáveis.
Já o programa “Transporte Escolar de Verdade”, complementa o Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (Pnate) e assegura transporte gratuito, seguro e acessível, visando reduzir os índices de evasão escolar e fortalecer a permanência dos estudantes nas instituições de ensino, prioritariamente os da zona rural e áreas remotas.
Sobre a empresa Multi
A Multi, que até 2022 se chamava Multilaser, foi fundada por Israel Ostrowiecki, no Brasil, em 1987. A companhia iniciou sua atuação com serviços de reciclagem de cartuchos de impressoras e importação de fotocopiadoras da Xerox. A partir de 2004, ela ingressou no ramo de produtos de informática, com câmeras, MP3 players e outros dispositivos. Com o passar dos anos, a empresa ampliou suas atividades e se tornou uma marca de diversos produtos eletrônicos no mercado brasileiro, como tablets e notebooks.
0 Comentários